Rugby

História do Rugby


     Diz a lenda que o Rugby nasceu em um dia de novembro do ano de 1823. Se algum dia o destino lhe conduzir até a cidade de Rugby, na Inglaterra, não deve perder a oportunidade de ler as palavras escritas em mármore, diante aos imensos campos relvados que compõem a área de recreação da sua Public School:

"Esta lápide comemora a façanha de William Webb Ellis, que, fazendo graça de sua grande desenvoltura sobre as regras do football que naqueles tempos se jogava, correu pela primeira vez com a bola entre as mãos, dando assim origem ao diferente acto do jogo de Rugby. A. D., 1823."

Mas vejamos como se escreve a História. Não está em nossa intenção perturbar o eterno repouso de Ellis, que por curioso capricho do destino, terminou tranquilamente seus dias lectivos na cidade de Rugby e de seu jogo, em Menton, França. Ali foi enterrado junto a uma legião de homenageados príncipes russos. Jamais soube que conferiu à Inglaterra uma de suas instituições nacionais mais famosas; provavelmente nunca suspeitou da revolução que havia introduzido no jogo de football.

Uma vasta e delicada pesquisa foi então realizada para averiguar até que ponto a lenda contava os fatos assim como ocorreram. Foram realizadas entrevistas, lidos arquivos e concluído que muito antes de que a desenvoltura de Ellis tivesse ocorrido, já se admitia o acto de correr com a bola nas mãos na Irlanda e na Escócia, assim como em todo o leste da Inglaterra.
É assim, então, que William Webb Ellis se transformou no inventor póstumo do rugby-football: se tratava de uma bela síntese; mas a realidade acerca das origens do jogo era bastante complexa.


O Rugby em Portugal:

Em Portugal, o Rugby foi introduzido em 1903 (pelo menos é essa a data desde a qual existe uma prova documental), altura em que foi disputado um jogo entre os oficiais de uma esquadra inglesa e o Lisbon Football Club. Apesar desse tipo de jogos se ter mantido durante algum tempo no nosso país, as equipas eram constituídas apenas por ingleses.

Em 1922 o Royal Football Club decidiu lançar verdadeiramente o Rugby em Portugal (sob proposta de alguns membros franceses) utilizando, para isso, participantes nacionais. A 22 de Março desse ano, o Royal Football Club jogou contra o Sporting aquele que foi o primeiro jogo entre duas equipas portuguesas.

Cinco anos depois, alguns clubes fundaram a Associação de Rugby de Lisboa que organizou o desporto até 1957, data em que foi criada a Federação Portuguesa de Rugby.
Desde então o Rugby Português desenvolveu-se quer em termos geográficos quer em termos de variantes da modalidade. A partir de uma base limitada essencialmente a Lisboa e aos meios das associações de estudantes das universidades, cobre agora o continente de norte a sul e um conjunto de praticantes das mais variadas origens.
No fim dos anos 60, princípio dos 70, desenvolveu-se o Rugby juvenil, começando-se a praticar este desporto cada vez mais cedo, mas apenas nos clubes pois, apesar de muitos esforços, a falta de condições do sistema de ensino em Portugal não favorece o desenvolvimento de desportos, especialmente colectivos.
Em 1987, com os primeiros Lisboa Sevens, esta espectacular variante começou a afirmar-se e a contribuir para o desenvolvimento do Rugby em geral com a vinda de algumas das melhores equipas do mundo.
O Rugby feminino começou em 1970, mas as competições apenas começaram em 1995.
Sendo o Rugby um desporto essencialmente de inverno, a modalidade complementar do Rugby de praia tem-se desenvolvido bastante nos últimos anos.



CAMPO DE BITOQUE RUGBY




Regras Básicas do Bitoque Rugby



Equipa - Cada equipa é composta por 7 jogadores, 5 jogadores efetivos e 2 suplentes. Não há limite de substituições.


Duração do jogo – Duas partes de 10 minutos cada uma. O intervalo tem uma duração de 5 minutos.

Pontuação – Cada ensaio vale 5 pontos. O respetivo pontapé de conversão vale 2 pontos.









Curiosidades do Rugby

Um evento importantíssimo para o rugby é o Torneio das Seis Nações (Six Nations), realizado anualmente pelas equipes da Inglaterra, País de Gales, Irlanda, Escócia, França e Itália. Além deste evento, existe o torneio das Três Nações (Tri Nations), disputado por Nova Zelândia, Austrália e África do Sul.  Além desses campeonatos, as principais seleções do mundo disputam anualmente uma série de amistosos, denominados Tests, os quais são muito valorizados no mundo do rugby.
O rugby é o segundo esporte de equipes mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol. Disputado em mais de cem países, é extremamente popular no Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, sendo essas as grandes forças do esporte. É também bastante popular na França, Itália e Argentina. Apesar disto, está fora dos Jogos Olímpicos desde 1928, retornando nas Olimpíadas de 2016 na cidade do Rio de Janeiro (para felicidade de todos os amantes da modalidade no país).
A Copa do Mundo de Rugby é o principal evento entre seleções. Disputada a cada quatro anos, trata-se do terceiro evento esportivo mais visto no planeta, ficando atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos.
O espírito do rugby é uma doutrina para seus praticantes. Prega-se que o esporte é praticado por um grupo de trinta pessoas, que somente no momento do jogo divide-se em dois grupos de quinze.  Portanto, fora do campo, não há lugar para rivalidades e atitudes antiesportivas. Prova disso é que após as partidas, os jogadores tradicionalmente reúnem-se no chamado “terceiro tempo” em que, com muita cerveja e alegria, cantam, socializam e comentam os principais lances da partida.

E para quem não acredita numa cena assim, apareça num jogo de verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário