Badminton

História do Badminton

     O Badminton teve a sua origem na antiguidade, mais ou menos, há dois mil anos na Grécia. Lá existia um jogo chamado "Tamborete e Pena" (Battledore and Shuttlecock) que era jogado por adultos e crianças. O jogo tinha como objetivo rebater uma pena com tacos, não deixando que a pena caísse no chão.     Foi na Índia que o Badminton atual nasceu, com o nome de Poona. Oficiais ingleses a serviço neste país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa.
     O "poona" passou a chamar-se Badminton quando, na década de 1870, uma nova versão do desporto foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort's, em Gloucestershire, Inglaterra.
     Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. A sua sede situa-se, logicamente, em Gloucestershire.
     Nos anos seguintes mais países tornaram-se membros, especialmente após a estreia do desporto nas olimpíadas de Barcelona, em 1992. Hoje em dia, existem 130 países membros da IBF, e o número tende a crescer.
     Existem, na atualidade, seis torneios principais promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.
     O Badminton apareceu pela primeira vez numa olimpiada nos Jogos Olímpicos de 1974, em Munique, como um desporto de demonstração. Em Seul, 1988, o Badminton foi jogado como desporto de exibição. Já a partir de 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, o Comité Olímpico promoveu o badminton a desporto ollimpíco. A popularidade do Badminton ficou evidente quando aproximadamente 1 bilião de pessoas assistiram aos oito dias de competição pela televisão. Os países asiáticos conquistaram a maioria das medalhas em 1992. A Indonésia ganhou as medalhas de ouro, prata e bronze na categoria masculina simples, de ouro na categoria feminina simples e de prata na categoria masculina de pares. A Malásia levou o bronze na categoria masculina de pares. A partir dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, a categoria de pares mistos foi incluída nas competições.     Em 1995 o Badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e foi jogado novamente, em 1999, nos XIII Jogos Pan-Americanos em Winnipeg, Canadá.
Regras básicas do Badminton

Campo de jogo


     O jogo realiza-se num campo rectangular com 13,40 m x 5,18 metros para jogos de singulares e 13,40 m x 6,10 m para jogos de pares, limitados por duas linhas laterais e duas linhas de serviço, dividido ao meio por uma rede.
     Os postes são colocados sobre as linhas laterais de pares, devem ter 1,55 m de altura, e devem permanecer na vertical e manter a rede esticada.
     A rede que divide o campo deve ter uma distância, do solo ao topo da rede, de 1,524 metros (ao centro do campo). A rede deverá ter 76 cm de largura e 6,10 metros de comprimento.

O volante
     O volante pode ser feito de materiais naturais e/ou sintéticos, com uma base de cortiça revestida por uma camada de cabedal.
     O volante deve ter 16 penas fixadas na base e ligadas entre si, formando um círculo com um diâmetro entre 58-68 mm.
     A base do volante deve ter um diâmetro entre 25-28 mm.
     O volante deve pesar entre 4,74 e 5,50 gramas.


A raquete

     A estrutura da raquete, incluindo a pega, não deverá exceder 68 cm em todo o seu comprimento e 23 cm em toda a sua largura.
     A superfície da raquete que bate o volante, deve ser plana e consistir num padrão de cordas cruzadas e entrelaçadas, presas a uma estrutura cuja dimensão total não pode exceder os 29 cm.


Jogadores

     O jogo será jogado, no caso de pares, por dois jogadores de cada lado do campo; no caso de singulares, por um jogador de cada lado.
     O lado a quem pertencer o direito de servir deverá ser chamado de “servidor” e o lado oposto de “recebedor”.


Início do jogo

     Antes de começar a partida, a árbitro realiza o sorteio entre os adversários para determinar, de acordo com as opções:
-servir ou receber um primeiro lugar;
-iniciar a partida de um lado ou do outro do campo.
     O lado perdedor poderá exercer então o direito de escolher a opção restante.
Pontuação

     O jogo deverá ser à melhor de três sets, e um set será ganho pelo jogador/equipa que atingir 21 pontos, excepto se:
-a pontuação atingir os 20-20, o lado que conseguir obter dois pontos de diferença, ganha esse set;
-a pontuação atingir os 29-29, o lado que obtiver o trigésimo ponto, ganha esse set.
     O jogador / equipa que ganhar uma jogada soma um ponto.
     Um lado ganhará uma jogada, se o lado oposto cometer uma “falta” ou o volante deixar de estar em jogo porque tocou na superfície do campo, dentro da área do campo oposto.
     O lado que ganha um set serve em primeiro lugar no set seguinte.

Mudança de campo
Os jogadores devem mudar de campo:
-no fim do primeiro set.
-no fim do segundo set, se existir um terceiro.
-no terceiro jogo, ou numa partida de um só jogo, quando o jogador que lidera a pontuação, atinja os 11 pontos.

O serviço


     Num serviço correcto:
-nenhum dos lados deverá causar um atraso indevido na execução do serviço.
-tanto o servidor como o recebedor deverão encontrar-se dentro das áreas de serviço diagonalmente opostas, sem pisar as linhas limites respectivas; Uma parte de ambos os pés do servidor e do recebedor devem permanecer em contacto com a superfície do campo, numa posição estacionária, até que o serviço seja executado.
-a raquete do servidor deverá contactar a base do volante, enquanto todo o volante estiver posicionado abaixo da cintura do servidor.
-no momento de bater o volante, o servidor deve ter a raquete apontada numa direcção descendente, e a cabeça da raquete deve estar abaixo do nível da mão que segura a raquete.
-o movimento da raquete do servidor deverá ser contínuo, e de trás para diante, depois de iniciado o serviço e até que este seja executado.
-a trajectória do volante deverá ser ascendente desde o momento em que é batido pelo servidor, com o objectivo de passar por cima da rede, de tal maneira que, se não for interceptado, caia na área de serviço do recebedor.
-nos jogos de pares, os parceiros podem tomar qualquer posição no campo, desde que esta não perturbe a visão, quer do servidor, quer do recebedor.


Jogo Singulares

     Os jogadores devem servir e receber dentro da área de serviço do lado direito respectivo, sempre que a pontuação do servidor seja par nesse jogo.
     Os jogadores devem servir e receber dentro da área de serviço do lado esquerdo respectivo, sempre que o servidor tenha um número ímpar de pontos nesse jogo.
     O volante é batido, alternadamente, pelo servidor e pelo recebedor, até ser cometida uma falta, ou até que o volante deixe de estar em jogo.
     Se o recebedor comete uma falta ou o volante deixa de estar em jogo, devido a tocar a superfície do campo dentro da área do recebedor, o servidor marca um ponto. Então, o servidor volta a servir da sua outra área de serviço.
     Se o servidor comete uma falta ou o volante deixa de estar em jogo, devido a tocar a superfície do campo dentro da área do servidor, o recebedor marca um ponto. Então, o recebedor passa a ser o novo servidor.

Jogo Pares
     O jogador do lado servidor, deve servir do lado direito do campo, quando o lado servidor ainda não pontuou ou, quando a pontuação nesse jogo, é par.
     O jogador do lado servidor, deve servir do lado esquerdo do campo, quando a pontuação do lado servidor é ímpar nesse jogo.
     Apenas o recebedor pode devolver o serviço.
     Sempre que o volante toque ou seja batido pelo parceiro do recebedor, na recepção do serviço, o lado servidor marca um ponto.
     Depois da devolução do serviço, o volante pode ser batido por qualquer um dos jogadores do lado do servidor e, depois, por qualquer um dos jogadores do lado recebedor, e assim sucessivamente, até que o volante deixe de estar em jogo.
     Depois do serviço ser devolvido, um jogador pode bater o volante de qualquer posição, dentro do seu meio campo.
     Se o lado recebedor cometer uma falta ou se o volante deixar de estar em jogo, por ter tocado a superfície do campo dentro da área de jogo do recebedor, o lado servidor marcará um ponto e volta a servir.
     Se o lado servidor cometer uma falta ou se o volante deixar de estar em jogo, por ter tocado a superfície do campo dentro da sua área de jogo, o lado recebedor marcará um ponto e ganha o serviço.
     O jogador do lado recebedor, que foi o servidor na última jogada, deverá posicionar-se no mesmo lado do campo donde serviu. O inverso será aplicado ao seu parceiro.
     O jogador, do lado recebedor, que se posicionar no campo de serviço transversalmente oposto ao do servidor, será o recebedor.
     Os jogadores não mudarão as suas posições no campo de serviço, até que ganhem um ponto aquando do seu lado a servir.
     O serviço é determinado, de todas as vezes, pela pontuação do campo de serviço.
     Nenhum jogador servirá ou receberá fora da sua vez, ou receberá dois serviços consecutivamente no mesmo jogo.
     Qualquer um dos jogadores do lado vencedor poderá executar o serviço inicial no jogo seguinte, e qualquer dos jogadores do lado perdedor poderá receber o serviço inicial no jogo seguinte, devendo no entanto, avisar o árbitro da troca.


Erros na área de serviço

     Um erro na área de serviço é feito quando um jogador:
-serviu ou recebeu fora da sua vez;
-serviu ou recebeu na área de serviço errada.
     Sempre que se verifique um erro na área de serviço, haverá o seguinte procedimento:
-se o erro for detectado antes da execução do serviço seguinte, haverá lugar a repetição, a menos que apenas um dos lados estivesse em falta e perdesse a jogada, caso em que o erro não seria corrigido.
-se o erro não for detectado antes da execução do serviço seguinte, o erro não será corrigido.
-se houver lugar a repetição, devido a um erro de posicionamento na área de serviço, a jogada será repetida, depois de feita a devida correcção.
-se houver um erro na área de serviço que não tenha sido corrigido, o jogo continuará sem que os jogadores alterem as suas posições.

Faltas

Será “falta” quando:
- O serviço não for correcto.
- O servidor, na tentativa de servir, falhar o volante.
- No serviço, depois de passar por cima da rede, o volante fique preso nesta ou em cima dela.
     O volante está em jogo e:
-cai fora das linhas limites do campo;
-passa através ou por baixo da rede;
-não consegue passar sobre a rede;
-toca no telhado, no tecto ou nas paredes laterais;
-toca no corpo ou vestuário de um jogador;
-toca em qualquer outro objecto ou pessoa fora da área de jogo.


     Em jogo, o ponto inicial de contacto do volante com a raquete não é executado do lado da rede do jogador que executa o batimento.
     O volante está em jogo, e um jogador:
-toca na rede ou nos seus suportes, com a raquete, o corpo ou o equipamento;
-invade o campo do adversário com a raquete ou o corpo por cima da rede;
-faz obstrução, isto é, impede um adversário de executar um batimento legal em que o volante é seguido por cima da rede.
-invada o campo do adversário com a raquete ou o corpo por baixo da rede, mas somente nos casos de, com esse acto, fazer obstrução ou distrair o adversário.
-deliberadamente distrair o adversário através de qualquer acção, tal como gritar ou gesticular.
     O volante, estando em jogo:
-é apanhado e seguro na raquete ou então embalado durante a execução do batimento;
-é batido sucessivamente duas vezes pelo mesmo jogador;
-é batido por um jogador e pelo seu parceiro sucessivamente;
-toca a raquete de um jogador e continua a trajectória para a parte de trás do campo do mesmo jogador.

Repetições

     Haverá repetição:
- Se acontecer algo de inesperado ou acidental.
- Se um volante, depois de passar por cima da rede, é preso nas malhas desta ou fica em cima dela, excepto se tal se verificar na execução do serviço.
- Se durante o serviço, o recebedor e o servidor forem ambos punidos, simultaneamente, com uma falta.
- Se o servidor executar o serviço antes do recebedor estar preparado.
- Se, durante a jogada, o volante se desintegrar e a base se separar completamente do resto do volante.
- Se um juíz-de-linha não tiver visto a jogada e o árbitro não puder tomar a decisão.
- Sempre que haja lugar a repetição, o jogo produzido desde o último serviço executado não contará, e o jogador que então serviu executará novo serviço.

O volante não está em jogo


     Um volante está fora de jogo quando:
-atinge a rede, ficando preso nas malhas ou suspenso no cimo da mesma;
-atinge a rede ou os postes e inicia uma queda em direcção à superfície do campo, do lado do jogador que executou o batimento;
-atinge a superfície do campo;
-uma “falta” ou “repetição” é assinalada.


Jogo contínuo

     Os Intervalos:
-não podem exceder 60 segundos durante cada jogo quando a pontuação atinge os primeiros 11 pontos;
-não podem exceder 120 segundos entre o primeiro e segundo jogo, e entre o segundo e o terceiro jogo;
-são autorizados em todas as partidas.


     O árbitro pode interromper o jogo pelo período de tempo que considere necessário, sempre que surjam circunstâncias que ultrapassem a capacidade de controlo dos jogadores. Se o jogo for interrompido, a pontuação existente manter-se-á e o jogo será reatado a partir desse ponto.
     Em nenhuma circunstância o jogo deverá ser interrompido para permitir a um jogador recuperar a sua força ou respiração, ou para receber instruções ou conselhos.
     Nenhum jogador pode sair do campo durante uma partida sem a autorização do árbitro, excepto durante os intervalos descritos.
     O árbitro deverá ser o único juiz de qualquer interrupção de uma partida.


Comportamento, penalidades




     Um jogador não pode:
-Provocar deliberadamente a interrupção do jogo.
-Interferir deliberadamente na velocidade do volante.
-Comportar-se de uma maneira ofensiva.
-Ser culpado de mau comportamento.
     O árbitro deve sancionar qualquer violação às Leis de acordo com o seguinte:
-admoestando o lado prevaricador com um cartão amarelo.
-punindo com uma falta o lado prevaricador, se já o tiver admoestado e mostrando um cartão vermelho.
-em casos de ofensas flagrantes ou persistentes, punir com uma falta o lado prevaricador e comunicando-o, imediatamente, ao juiz-árbitro, que terá o poder de o desclassificar mostrando um cartão preto.
-Quando não exista um juiz-árbitro, o árbitro terá o poder de desclassificar.





Curiosidades do Badminton


- É o 2º desporto mais praticado no mundo, perdendo apenas para o Futebol;


- Desporto de raquete mais rápido do mundo. A velocidade da pena num jogo profissional chega a 300 km/h;
 
- O Badminton é um desporto que exige uma excelente preparação física, pois numa partida de alto nível chega-se a correr aproximadamente 1,6 km;
 
- A pena do Badminton é feita com penas de ganso, e dizem que só se pode retirar 3 penas de cada ganso e que estas devem ser da asa esquerda, já que o ganso dorme do lado direito, amassando assim essa asa;
 
- O Badminton exige muita concentração. Para se ter uma ideia, num jogo de Ténis a bola fica em jogo 8% do tempo, já no Futebol Americano, das 2 horas de duração da partida, a bola fica em jogo apenas 14 minutos. No Badminton a pena fica em jogo 45% do tempo total;

- Para competir no Badminton é necessário ter explosão, ótimos reflexos e coordenação motora. A pena chega a alcançar 300km/h. É mais rápida que o serviço de Ténis. Em cerca de 20 segundos, chega-se a bater na pena entre 40 a 50 vezes. O Badminton exige constante ação de alta concentração, corridas, saltos, alongamentos, etc. Durante uma partida chega-se a correr quase 2 km.

- As penas podem variar a sua velocidade em diferentes regiões do planeta. Dependendo de fatores como humidade do ar e temperatura, cada pena poderá voar mais rápida ou lentamente. Sendo assim, teremos um ajuste "para dentro" na angulação das penas para um aumento de velocidade e um ajuste "para fora" para uma velocidade menor