Futsal

História do Futsal


     São duas as versões para a origem do Futebol de Salão, ambas envolvem a Associação Cristã de Moços (ACM). Uma versão diz que o desporto começou a ser praticado por volta de 1940, por frequentadores da ACM de São Paulo que, para compensar a falta de campos de futebol, improvisavam partidas nos campos de basquetebol e hóquei, aproveitando as traves usadas na prática desse último desporto. Na outra versão, o futebol de salão foi inventado em 1932 na ACM de Montevidéu (Uruguai), onde era conhecido por ‘indoor football’.
     Antes das regras serem estabelecidas, praticava-se com equipas de cinco a sete jogadores. Aos poucos a bola ficou mais pesada na tentativa de reduzir a sua capacidade de chutar e as suas frequentes saídas do campo (aumentou a jogabilidade).
     Em 1957 surgiu a primeira iniciativa de oficializar as regras do futsal, através da criação do Conselho Técnico de Assessores de Futebol de Salão, pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

Futebol de Salão ou Futsal:

Futebol de salão e o Futsal são essencialmente o mesmo desporto. O próprio termo futsal foi originalmente cunhado pela FIFUSA em reação à proibição da FIFA de se usar o nome futebol por outras entidades. No entanto, acabou sendo adotado pela própria FIFA, tornando-se assim associado à forma que o desporto adquiriu sob a autoridade desta entidade.
     O futsal, na sua forma mais difundida hoje é administrado no Brasil pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão e mundialmente pela FIFA. O futebol de salão (FIFUSA) tem como federação nacional a Confederação Nacional de Futebol de Salão e é organizado mundialmente pela Associação Mundial de Futsal (AMF), cuja sede se situa no Paraguai.
     Embora mantenham em comum sua essência, a criação de algumas regras diferenciadas, criou diferenças em cada uma das modalidades: o futsal, com uma bola mais leve, e com valorização do uso dos pés, adquiriu maior semelhança com futebol de campo e ganhou maior dinamica com novas regras que o tornaram mais ágil, como, por exemplo, permitir que o guarda-redes atue como um jogador de campo quando ele está fora da sua área; o futebol de salão, buscando sempre preservar as regras originais, manteve mais as característica de um desporto indoor, com um jogo mais no chão, reduzindo o jogo aéreo, devido ao peso da bola, com lançamentos laterais e cantos cobrados com as mãos para maior controlo e limitações à movimentação tanto do guarda-redes, restritos à sua área, como dos demais jogadores.




Regras básicas do Futsal



Objetivo: Introduzir a bola na baliza do adversário e impedir que este marque golo.

Número de jogadores: 12 por equipa (5 efetivos e 7 suplentes).

Duração do jogo: 2 x 20 minutos (10 minutos de intervalo)


Equipa de arbitragem


     O jogo é dirigido pelo árbitro, que deve aplicar as leis do jogo e tomar as medidas disciplinares mais apropriadas às infracções respectivas. O segundo-árbitro deve ajudar o árbitro a controlar o jogo, de acordo com as suas leis, deslocando-se no lado oposto ao do árbitro. O cronometrista controla o tempo útil de tempo jogado, os descontos de 1 minuto de tempo “morto”, os dois minutos de tempo efectivo de castigo, no caso de expulsão de um jogador.

Atitude disciplinar
     Um jogador é advertido (advertência com cartão amarelo) quando comete uma das seguintes faltas:
- Tem um comportamento antidesportivo;
- Manifesta desacordo, por palavras ou por actos;
- Infringe constantemente as leis do jogo;
- Retarda o começo do jogo;
- Não respeita a distância regulamentar, na marcação de um pontapé de canto, pontapé de linha lateral, pontapé livre ou lançamento de baliza;
- Entra ou reentra no recinto de jogo, sem autorização do árbitro ou infringe a regra das substituições;
- Abandona deliberadamente o recinto de jogo, sem autorização do árbitro.

     Um jogador pode ser expulso (com cartão vermelho) do recinto de jogo, quando comete uma das seguintes faltas:
- Manifesta conduta violenta;
- Tem actos de brutalidade;
- “Cospe” num adversário ou sobre qualquer outra pessoa;
- Impede ou anula uma ocasião clara de golo, tocando deliberadamente a bola com a mão (excepto o guarda-redes);
- Impede uma ocasião de golo a um adversário, que se dirija para a baliza, cometendo uma falta passível de um pontapé livre ou de um pontapé de grande penalidade;
- Usa linguagem ou gestos ofensivos, injuriosos ou grosseiros;
- Recebe uma segunda advertência, no decorrer do mesmo jogo.

Início de jogo
     O início do jogo é realizado através de pontapé de saída, podendo obter-se golo diretamente. A bola encontra-se parada na marca de meio-campo, com todos os jogadores no respectivo meio-campo. Os jogadores adversários colocam-se fora do círculo central (raio de 3 metros). A bola tem de ser obrigatoriamente tocada para a frente.
Reposição da bola em jogo
      Lançamento de baliza – Sempre que a bola ultrapassa completamente a linha de baliza, tocada em último lugar por um jogador da equipa atacante. É reposta em jogo, pelo guarda-redes da seguinte forma:
- a bola só entra em jogo, após ter saído da área de grande penalidade;
- a bola deve ser “lançada”com a mão de qualquer ponto da área de grande penalidade;
- o guarda-redes dispõe de 4 segundos para efetuar o lançamento.
     Nunca se pode obter golo diretamente, a partir de um lançamento de baliza. Não se pode jogar a bola pela segunda vez, até esta ser jogada por outro jogador.
      Pontapé de linha lateral – Sempre que a bola ultrapassa completamente a linha lateral ou bata no tecto. Para a sua execução a bola deve ser colocada sobre a linha lateral no local onde saiu. É executado com o pé. Os jogadores adversários devem estar pelo menos a 5 metros da bola e o executante dispõe de 4 segundos para efectuar o pontapé.
     Não se pode marcar golo diretamente a partir do pontapé de linha lateral.

     Pontapé de Canto – Sempre que a bola seja tocada em último lugar por um jogador da equipa que defende, ultrapassando completamente a linha de baliza. É reposta em jogo pela equipa atacante da seguinte forma:
- a bola é colocada dentro do quarto de círculo mais próximo;
- a bola entra em jogo, logo que seja pontapeada por um jogador da equipa atacante; - os jogadores adversários devem estar pelo menos a 5 metros da bola;
- o executante dispõe de 4 segundos para efectuar o pontapé;
- pode obter-se golo diretamente, a partir de um pontapé de canto.

     Pontapé livre indireto – É concedido quando:

- há obstrução intencional, carregar o guarda-redes no interior da área de grande penalidade ou jogar a bola de maneira que o árbitro considere perigosa. Se estas faltas forem cometidas no interior da área de grande penalidade, o pontapé livre indirecto deverá ser marcado com a bola colocada sobre a linha de 6 metros, no ponto mais próximo do local onde ocorreu a falta.
     Relativamente ao guarda-redes, também constituem motivo para penalização com pontapé livre indirecto, as seguintes situações:
- tocar ou controlar a bola com as mãos, quando passada com o pé por um companheiro;
- tocar ou controlar a bola mais do que 4 segundos, com as mãos ou com os pés, no seu meio-campo.
- se, depois de a bola ser reposta em jogo, voltar a recebe-la de um companheiro de equipa, sem que esta tenha passado a linha de meio-campo ou tenha sido tocada ou jogada por um jogador adversário.
      Pontapé livre direto - É considerado quando: - um jogador tocar a bola com a mão ou braço (excepto o guarda-redes na sua área de grande penalidade); tentar dar ou dar um pontapé num adversário; tentar ou passar uma rasteira a um adversário; saltar sobre um adversário; Carregar um adversário, mesmo com o ombro; tentar agredir ou agredir um adversário; empurrar um adversário; agarrar um adversário; cuspir sobre um adversário; deslizar no solo para tentar jogar a bola.
     Todos os pontapés livres directos são marcados no local onde as faltas são cometidas. Todas estas faltas são acumuláveis. Nos pontapés livres, assinalados para as primeiras 5 faltas é permitida a formação de barreira; os adversários devem permanecer à distância de 5 metros da bola e pode ser obtido golo directamente.
      Pontapé de grande penalidade – Quando uma das faltas que dá direito a pontapé livre directo, for cometida dentro da área de grande penalidade, é assinalada grande penalidade. O guarda-redes deve colocar-se sobre a linha de baliza, em frente ao executante, entre os postes da baliza, até ao momento em que a bola é pontapeada.
      Pontapé livre da 2ª marca de grande penalidade – Todas as faltas cometidas, atrás da 2ª marca de grande penalidade (10 metros) são marcadas na 2ª marca de grande penalidade. Se a falta for cometida antes da 2ª marca de grande penalidade, a equipa pode optar pelo local onde foi cometida a falta ou pela 2ª falta de grande penalidade.

Sistema de jogo

     Os sistemas de jogo mais usados no Futsal são:

2:2 - normalmente, este sistema de jogo é usado pelas equipas principiantes. 
Vantagens: exige pouca movimentação por parte dos seus 2 atacantes e dos 2 defesas.
Desvantagens: cria situações de desvantagem numérica contra equipas que atacam com 3 jogadores.

3:1 - este sistema é o mais aconselhado em situações de aprendizagem ou mesmo em jogos do desporto escolar.
Vantagens: exige muita movimentação e constantes trocas de posição entre os jogadores, fazendo com que se ataque sempre e defenda sempre com, pelo menos, 3 jogadores.
Desvantagens: se os atletas não tiverem boa condição física, fatigam-se muito rapidamente, principalmente, os jogadores alas.

4:0 - este sistema é o mais usado por equipas de alto nível. Os jogadores são universais, isto é, devem estar preparados para assumirem qualquer função de acordo com a sua posição no momento de recuperação ou de perda de bola. Requer grande qualidade no controlo da bola, no passe e grande cultura tática.
Vantagens: grande facilidade em se criarem espaços livres.
Desvantagens: obriga a um grande desgaste físico e se a equipa perde a posse de bola, não tem cobertura defensiva.




Curiosidades do Futsal

- Alteração das leis do jogo:
     O Futsal esta Época de 2010/11 sofre algumas alteraçoes às regras, anunciou a FIFA, as alterações segundo aquela entidade sao para o jogo se tornar mais atractivo.
     A principal mudança está na “Lei 12 – Faltas e infracções”.
     O que muda:
     Se antigamente quando uma equipa utilizava a estratégia do 5×4 em que o guarda-redes podia jogar numa posição avançada e voltar a tocar a bola após esta ter passado a linha central, agora o guarda-redes só pode voltar a receber a bola se ele próprio ultrapassar a linha de meio-campo e estiver no espaço do adversário.
     A penalização caso isto não se verifique, a equipa infratora será punida com um livre indirecto marcado no local onde a falta foi cometida.
     A medida não agrada a todos, embora a opinião dos treinadores seja favorável no que diz respeito ao enriquecimento do espectáculo.
     Aparentemente, os principais prejudicados com esta alteração são as equipas que dispõem de guarda – redes que jogam bem com os pés, e aos quais recorrem quando de um resultado adverso e procuram através da sua subida no terreno de jogo, o 5X4..
     As outras mudanças nas regras têm a ver com o final do jogo. Deixa de ser o sinal sonoro do cronómetro a assinalar o fim, mas sim o árbitro, podendo este pode dar tempo adicional para ser marcada uma grande penalidade ou um livre directo, sem barreira.
     Alteração também nos livres indirectos a penalizar atraso ao guarda-redes, esta situação passará a ser punida com livre directo, marcado no local onde foi feito o passe, e conta como falta.

- Por não precisar de muito espaço e não exigir uma grande infraestrutura, o futsal é muito praticado nas escolas hoje em dia.

- Muitos jogadores que hoje são conhecidos mundialmente em equipas de futebol de campo, começaram as suas carreiras no futsal.

- Hoje, o futsal é praticado em mais de cem países nos cinco continentes.

- As mulheres também dominam o futsal: em 2002 foi realizado o primeiro campeonato Brasileiro de Seleções Feminino em São Paulo.

- Para testar se a bola é adequada para o futsal, deve-se soltá-la de uma altura de dois metros: quando cair no chão, ela terá de ressaltar entre 50 cm e 65 cm.

- A bola de Futsal pesa entre 400 g e 440 g e uma circunferência entre 62 cm e 64 cm.