Voleibol

História do Voleibol


     O voleibol foi criado em 1895, pelo norte-americano William G. Morgan, então diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O primeiro nome deste desporto que viria a tornar-se um dos maiores do mundo foi "mintonette".
     Naquela época, o desporto da moda era o basquetebol, criado apenas quatro anos antes, mas que tivera um rápida difusão. Era, no entanto, um jogo muito cansativo para pessoas de idade. Por sugestão do pastor Lawrence Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante à de ténis, a uma altura de 1,98 metros, sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o jogo de voleibol.
     A primeira bola usada era muito pesada e, por isso, Morgan solicitou à firma A.G. Spalding & Brothers a fabricação de uma bola para o referido desporto. No início, o mintonette ficou restrito à cidade de Holyoke e ao ginásio onde Morgan era diretor. Um ano mais tarde, numa conferência no Springfield's College, entre diretores de educação física dos EUA, duas equipes de Holyoke fizeram uma demonstração e assim o jogo começou a difundir-se por Springfield e outras cidades de Massachussetts e Nova Inglaterra.
     Em Springfield, o Dr. A.T. Halstead sugeriu que o seu nome fosse trocado para volley ball, tendo em vista que a ideia básica do jogo era jogar a bola de um lado para outro, sobre a rede, com as mãos.
     Em 1896 foi publicado o primeiro artigo sobre o volley ball, escrito por J.Y. Cameron na edição do "Physical Education" na cidade de Búfalo, Nova Iorque. Este artigo trazia um pequeno resumo sobre o jogo e as suas regras de maneira geral. No ano seguinte, estas regras foram incluídas oficialmente no primeiro handbook oficial da Liga Atlética da Associação Cristã de Moços da América do Norte.
     A primeira equipa de Voleibol tinha as seguintes medidas: 15,24m de comprimento por 7,62m de largura. A rede tinha a largura de 0,61m. O comprimento era de 8,235m, sendo a altura de 1,98m (do chão ao bordo superior). A bola era feita de uma câmara de borracha coberta de couro ou lona de cor clara e tinha por circunferência de 63,7 a 68,6 cm e o seu peso era de 252 a 336g.
     O volley ball foi rapidamente ganhando novos adeptos, crescendo vertiginosamente no cenário mundial no decorrer dos anos. Em 1900, o desporto chegou ao Canadá (primeiro país fora dos Estados Unidos), sendo posteriormente desenvolvido em outros países, como na China, Japão (1908), Filipinas (1910), México entre outros países europeus, asiáticos, africanos e sul americanos.
     Na América do Sul, o primeiro país a conhecer o volley ball foi o Peru, em 1910, através de uma missão governamental que tinha a finalidade de organizar a educação primária do país.
     O primeiro campeonato sul-americano foi patrocinado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com o apoio da Federação Carioca de Volley Ball e aconteceu no ginásio do Fluminense, no Rio, entre 12 e 22 de setembro de 1951, sendo campeão o Brasil, no masculino e no feminino.
     A Federação Internacional de Volley Ball (FIVB) foi fundada em 20 de abril de 1947, em Paris, sendo seu primeiro presidente o francês Paul Libaud e tendo como fundadores os seguintes países: Brasil, Egito, França, Holanda, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, Roménia, Tchecoslováquia, Jugoslávia, Estados Unidos e Uruguai.
     O primeiro campeonato mundial foi disputado em Praga, na Tchecoslováquia, em 1949, vencido pela Rússia.
     Em setembro de 1962, no Congresso de Sofia, o volley ball foi admitido como desporto olímpico e a sua primeira disputa foi nas Olimpíadas de Tóquio, em 1964, com a presença de 10 países no masculino - Japão, Roménia, Rússia, Tchecoslováquia, Bulgária, Hungria, Holanda, Estados Unidos, Coréia do Sul e Brasil. O primeiro campeão olímpico de volley ball masculino foi a Rússia; a Tchecoslováquia foi a vice e a medalha de bronze ficou com o Japão.
     No feminino, o campeão foi o Japão, ficando a Rússia em segundo e a Polónia em terceiro.
    


Regras Básicas do Voleibol


JOGO

     O Voleibol é um jogo entre duas equipas com seis jogadores cada, cuja finalidade é colocar a bola no chão do campo adversário através de "toques".
     Os jogadores começam o jogo em posições fixas, três juntos à rede, chamados de atacantes, e três mais atrás mais próximos da linha final, chamados de defensores. Uma equipa não pode dar mais de três "toques" na bola até ela ser batida sobre a rede para o campo do adversário.
     Um jogador não pode agarrar a bola, mesmo que brevemente, nem mesmo dar dois toques seguidos. A bola pode ser tocada por qualquer parte do corpo, mesmo os pés.
     Constituem infrações, ganhando pontos a equipa adversária, se um jogador tocar na rede ou enviar a bola para fora do campo de jogo.
     Normalmente uma jogada típica é decomposta em três fases: serviço/recepção, passe/ataque, bloco/defesa.
 
SERVIR

     À ação de colocar a bola em jogo chama-se serviço. Cada vez que uma equipa ganha o serviço todos os seis jogadores rodam uma posição no sentido dos ponteiros do relógio, colocando-se na nova posição. Serve então o jogador que está atrás no lado direito (zona 1). O serviço pode ser efectuado batendo a bola "por baixo" ou "por cima", com a mão aberta, punho cerrado ou braço, diretamente para o campo do adversário. O jogador pode servir de qualquer posição desde que esteja atrás da linha final e no enfiamento do campo.
     A equipa continua a servir enquanto estiver a ganhar pontos.
     Se os jogadores não respeitarem a sua posição no momento do serviço, a equipa incorre numa penalização, ganhando o adversário um ponto. Depois do batimento da bola no serviço, os jogadores podem deslocar-se e ocupar qualquer posição no seu próprio campo.


PONTUAÇÃO

     No novo sistema a equipa que ganha a jogada soma um ponto. A equipa que alcançar primeiro 25 pontos, com uma margem mínima de dois pontos da outra, vence o set. Aquela que alcançar primeiro três set's ganhos, vence o jogo. Na eventualidade de se jogar uma quinta partida esta é jogada até aos 15 pontos tendo também de haver uma diferença mínima de dois pontos.
     É considerado ponto sempre que uma equipa conseguir colocar a bola no campo do adversário. Sempre que a bola tocar fora do campo de jogo, ganha um ponto a equipa adversária à equipa que tocou na bola em último lugar.


LIBERO

     Este jogador equipa com uma camisola de côr diferente para ser mais facilmente distinguido. Não necessita de autorização para entrar e apenas pode fazê-lo para a área defensiva. Não pode servir, atacar ou rodar para a zona de ataque. É normalmente um especialista na defesa.


SUBSTITUIÇÕES

     Durante uma partida só são permitidas seis substituições. Os jogadores só poderão entrar uma vez durante uma partida substituindo um jogador inicial e só podendo ser substituídos pelo mesmo.
     Apenas o libero não está sujeito a estas restrições.


OUTRAS REGRAS

- Apenas podem blocar os jogadores da área de ataque.
- Um jogador da área de defesa não pode atacar à frente da linha dos três metros. Terá de o fazer a partir da área de defesa podendo no entanto, depois do contacto com a bola, invadir a zona de ataque.
- A bola ao bater no bloco não conta como toque.
- Durante o serviço a bola não pode tocar outro jogador da mesma equipa.
- Cada equipa tem direito a dois descontos de tempo por partida de 30 segundos.
- O capitão da equipa é identificado por meio de uma tira com 8 cm x 2 cm de cor diferente da camisola, colocada por baixo do número, no seu peito.
- Um jogador não pode invadir o campo adversário.
- É permitido tocar o campo contrário com o(s) pé(s) ou mão(s), desde que, pelo menos uma parte do pé(s) ou mão(s) esteja(m) em contacto ou sobre a linha central.


CAMPO

     Um campo de Voleibol tem 18 metros de comprido por 9 de largura. É divido em duas partes iguais por uma rede a uma altura consoante a categoria das equipas. A três metros da rede existe uma linha, que se prolonga em tracejado para fora do campo, e que demarca a zona de ataque da zona defensiva.


REDE

     A rede mede 1 m de largura e 9,5 m de comprimento. É feita de fio preto com malha quadrada de 10 cm de lado. Ao longo da parte superior da rede está cosida uma banda horizontal de tela branca, dobrada 5 cm para cada um dos lados. A rede é firmemente esticada por cordas a dois postes. Próximo das extremidades e alinhadas com a linha lateral, estão colocadas umas varetas que delimitam o espaço por onde a bola deve passar.
     A rede é colocada à altura de 2,43 m nas competições masculinas e 2,24 m nas competições femininas. Nos escalões inferiores a juniores a rede tem a altura de 2,35 e 2,20 para os juvenis e 2,24 e 2,15 para os iniciados, respetivamente masculinos e femininos.






Curiosidades do Voleibol


- O criador do volley ball, Willian Morgan, conhecido pelo apelido de "armário", devido ao seu porte físico, morreu em 27 de dezembro de 1942, aos 72 anos de idade.
- Durante uma partida, um jogador dá 60 a 80 saltos entre serviços, ataques e bloco. Alguns podem chegar a 100 saltos.
- Bebeto de Freitas, treinador da Seleção Brasileira tinha uma grande quantidade de superstições. Numa excursão a Europa, em 1988, o Brasil perdia com a Holanda quando Bebeto pediu desconto de tempo. Havia um prego solto na cadeira e as suas calças ficaram presas. O resultado foi um indisfarçável buraco nas calças. Só que, a partir disso, o Brasil virou o marcador. Nos jogos seguintes ele continuou a usar as calças daquela maneira. Mas era só aparecer uma derrota para ele desistir do esquema. As calças furadas aguentaram quatro partidas.- A rede de volei tem 2,43 metros de altura (masculino) e 2,24 metros (feminino).
- O recorde mundial assistência a um jogo de voleibol pertence à ao Brasil contra a Itália. Estiveram presentes 25326 pessoas.
- O jogo mais demorado foi o de atribuição do 1.º e 2.º lugar dos Jogos Olímpicos de 1976, onde Polónia e União Soviética jogaram durante 4horas e 36 minutos;
- A Federação Portuguesa de Voleibol foi fundada a dia 7 de Abril de 1947 em Lisboa.
 - A bola de Voleibol mede entre 66cm e 68cm e pesa entre 260g e 280g.